Nanette Blitz Konig

Oi! Hoje irei mostrar e falar para vocês sobre um dos amigos que Anne tinha!
Bom, acompanhem direitinho e espero que gostem! Vamos lá!

Nanette Blitz Konig
Nanette Blitz Konig nasceu em 6 de abril de 1929, em Amsterdã. Seu pai se chamava Martijn Willem Blitz, e sua mãe, Helene Victoria Davids. Seu irmão mais velho era Bernard Martijn, nascido em 1927, e seu irmão mais novo era Willem, nascido em 1932, e que infelizmente, faleceu em 1936.
Toda sua família era judaica. O pai de Nanette tinha seu emprego no Banco de Amsterdã. De 1940 em diante, a Holanda foi ocupada pelo exército alemão e os nazistas começam a perseguir todas as pessoas de origem judia.
Em outubro de 1941, todos os alunos judeus deviam estudar em escolas separadas. Quando isso aconteceu, Nanette conheceu Anne Frank, pois se tornou sua colega de classe no Liceu Judaico.
Em setembro de 1943, toda a família de Nanette foi capturada e levada para um campo de transição em Westerbork.
Em 1944, todos eles são levados então para o campo de concentração de Bergen-Belsen, o mesmo onde Anne Frank estava.
No final desse mesmo ano, o pai de Nanette morre, e sua mãe e seu irmão são levados embora de Bergen-Belsen, então Nanette fica sozinha. Seu irmão, infelizmente, veio a falecer no campo de concentração em Oranienburg. Já sua mãe, é levada para uma mina de sal em Beendorf para realizar trabalhos escravos, e morre 1945 durante uma viagem para a Suécia.
Em 1945, Nanette é enviada para outra parte do campo de Bergen-Belsen, e de lá consegue ver Anne no campo de concentração ao lado. Nesse mesmo ano estes dois campos se tornam um só. É quando Nanette começa a procurar Anne, e a encontra junto com a irmã, Margot (no meu blog também tem uma postagem falando sobre Margot e a família de Anne, confere aí! → http://projetodiarioannefrank.blogspot.com.br/2017/05/blog-post.html).
Nanette é salva pelo major britânico Leonard Berney, conseguindo sair de Bergen Belsen. Depois da guerra, por ter contraído tifo epidêmico, passou três anos no hospital. Durante esse período, recebe do pai de Anne um exemplar do livro (escrito por Anne) “Het Achterhuis” (que significa "O Anexo Secreto").



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família van Pels (van Daan)

Relação de Anne com as pessoas no anexo

A relação de Anne com Peter